Gastronomia

A gastronomia é um dos ícones da cultura italiana, sempre muito ligada à família e ao prazer de reuni-la. A cozinha é um espaço sagrado de quem a comanda introduzindo um toque pessoal às receitas, o ‘amor’. Talvez por isso não encontremos nada igual ao Spaghetti preparado por uma legítima ‘mamma’ ou às pizzas das ‘nonnas’.

No campo da culinária esta influência foi marcante, principalmente, nas massas (macarronada, nhoque, canelone, ravióli, etc.), molhos e pizzas e o hábito de comer panetone no natal.

Panetone

A deliciosa gastronomia italiana é uma grande motivação para outro marcante aspecto da cultura italiana, stare a tavola (sentar a mesa). Estar reunidos à mesa na hora das refeições, transformar as refeições em verdadeiras festas de congraçamento, num palco de discussões e de alegria.

Nas refeições os italianos comem; pão no café da manhã e em todas as demais refeições. No jantar, a famosa minestra, sopa de feijão com arroz, macarrão e carne do porco. O almoço – principalmente o dos domingos – é de mesa farta: sopa de agnoline para abrir o apetite, salada de radici com bacon, fortaia (omelete de queijo), nhoque, massa ao molho de tomate e, sempre polenta. Sobremesas há muitas, e os doces são gostosos, mas italiano que se preza não dispensa o sagu de vinho.

A culinária italiana que conhecemos hoje não é verdadeiramente italiana, ela é um resultado da evolução de séculos de mudanças sociais e políticas. Suas raízes encontram-se no século IV na Idade Média e mostram a influência dos árabes e normandos, que levaram os primeiros chefs notáveis à região da Itália. Essas influências ajudaram a moldar o que hoje se conhece como culinária italiana, adicionando itens como: batatas, tomates, pimenta e milho.

A cozinha italiana tem várias características específicas, conhecidas mundialmente. No entanto, dentro da própria Itália, a culinária não só é regional, como também sazonal. As regiões têm características próprias que as diferenciam umas das outras. Utilizam diferentes ingredientes, receitas e até modos de preparo. Conta-se que apenas um ingrediente está presente nas cozinhas de todo o país, o azeite de oliva. “Sem o azeite de oliva não há cozinha italiana.

azeite-oliva

Segundo especialista, sem o azeite de oliva não há cozinha italiana

 

Vinhos para harmonizar com a gastronomia italiana

Os vinhos e os queijos são um destaque a parte, com inúmeras variedades e até mesmo leis de regulamentação.Essa grande variedade de ingredientes são contribuições dos inúmeros povos que em tempos idos percorreram a rota do Mediterrâneo ou migraram para a Península Itálica durante séculos.

O queijo ralado, a muçarela, o provolone, a lasanha, o espaguete, a pasta grano duro, o molho de tomate, o tomate seco e até o sorvete são provenientes do sul da Itália, de regiões como Nápoles, Sardegna, Campania, basilicata, Puglia e Sicília.

O sabor marcante dos pratos italianos também requer um bom vinho. Abaixo, segue uma lista com quatro pratos tradicionais do país com sugestão de harmonização apenas com rótulos também italianos.

1. Pizza marguerita: O par perfeito para essa comida tradicional italiana é o vinho Valpolicella Classico Villa Spinosa 2009. Um tinto de aroma frutado leve com notas de especiarias e ervas frescas. O sabor é muito leve e macio.

2. Espaguete à carbonara: esse molho à base de embutidos ou defumados com ovos, especiarias pimenta e alho, combina perfeitamente com o tinto Morellino Di Scansano DOCG 2009. Vinho que em boca é frutado, com taninos macios e boa acidez.

3. Bisteca à fiorentina: prato típico da região da Toscana, harmoniza perfeitamente com o vinho Rosso di Montalcino 2009. Tinto muito macio e gostoso de beber, além de ser ideal para acompanhar uma infinidade de pratos e para comemorações.

4. Risoto de cogumelos porcini: esse prato harmoniza perfeitamente com o tintoMorellino Di Scansano DOCG 2009. Vinho com aromas a frutas negras e vermelhas misturadas com pimenta seca, tabaco e violetas. Em boca é frutado, com taninos macios e boa acidez.

queijos_vinhos

Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Crie um website ou blog gratuito no WordPress.com.